Ortodontia

Sobre Ortodontia:

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que trata a má oclusão. Dentes “tortos” ou dentes que não se encaixam corretamente, podendem ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Podem provocar dores de cabeça, problemas na articulação temporo-mandibular e dores na região do pescoço, ombros e costas.

Para a correção destes problemas, o ortodontista pode recorrer a aparelhos fixos e/ou aparelhos removíveis. Em adultos com alterações ósseas severas, pode ser necessária a combinação entre ortodontia e cirurgia ortognática, que permite resolver casos graves de discrepâncias ósseas.

Melhoria Estética
A má posição dos dentes pode, em muitas situações, provocar problemas a nível sócio-cultural, levando a situações de restrição/inibição do sorriso por vergonha. O tratamento ortodôntico permite uma melhoria considerável da aparência dento-facial, contribuindo para um elevado aumento da autoestima.

Melhorar a Higiene Oral
Os dentes apinhados ou mal alinhados tornam a higiene oral uma tarefa complicada. Ao corrigir o mau posicionamento, o tratamento ortodôntico possibilita uma melhoria da mesma, prevenindo o aparecimento de cáries e doenças gengivais que, nos casos extremos, podem levar a perda de dentes.

Aumento da Eficiência Mastigatória
Ao restabelecer uma relação correta entre os dentes, consegue-se uma maior eficiência mastigatória permitindo uma nutrição mais adequada e equilibrada.

Melhorar a Fonação e Respiração
O restabelecimento da oclusão atenua problemas de respiração. A correcta posição dos dentes também melhora a fonética, com consequências evidentes no bem-estar do paciente a nível social.

 

O Nosso Ortodontista:

Dr. Luis Gonçalo Faria